Conforme a Bíblia, qual o sendido de “Celebrar”?
O povo de Deus que saiu da situação de escravidão no Egito e foi conduzido por Javé para a terra prometida, celebrou a sua Páscoa (Ex 12, 1-2. 14); nós também, renascidos em Cristo pelo Batismo em virtude da Nova Páscoa de Jesus, comemoramos na Celebração da Vida, a passagem de situações de morte (desnutrição, doenças, falta de harmonia e de paz) para situações de vida. Por isso é que chamamos de Celebração da Vida a estas nossas reuniões mensais.E o que quer dizer “Vida” na Bíblia?
“Vida” na Bíblia quer dizer: “viver com”; “viver para”; “estar presente aos outros”, significa “comunhão”. Assim também no dia da Celebração da Vida, estamos juntos e compartilhamos com as famílias orientações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania e também pesamos as crianças. Para aprofundar o sentido bíblico do “Celebrar” leia no Jornal da Pastoral da Criança de Dezembro/2009, o artigo do E agora uma pergunta? • Como está sendo realizada essa atividade nas comunidades do seu Ramo, Setor, Área ou Estado? Esse Dicas quer ser um apoio para que coordenadores, capacitadores e multiplicadores possam ajudar os líderes na realização do Dia da Celebração da Vida. Então, antes de tudo, vamos orientar e apoiar os líderes a fazerem do Dia da Celebração da Vida um dia que vai ao encontro dos anseios das famílias acompanhadas. Para isso é preciso que os líderes tenham claro a importância da família para o desenvolvimento da criança. A família precisa ser valorizada nas suas possibilidades de discutir, refletir e definir sua forma de criar e educar suas crianças.
Receber e acolher a todos e a cada um é o primeiro gesto importante no dia da Celebração da Vida. É preciso sempre saber escutar de fato as famílias, como passaram o mês, se há algum problema, e também partilhar as coisas boas que aconteceram. Muitas mães, pais ou avós, que se sentem sozinhos, precisam sentir que, na Pastoral da Criança, são alguém, estão ligados a um grupo de apoio, são valorizados e amados e que estão juntos para celebrar conquistas, discutir e enfrentar dificuldades
Dados do Unicef, todos os anos mais de 3,5 milhões de crianças, menores de 5 anos, morrem no mundo por causa de doenças como diarreia e infecções respiratórias agudas. É um dado assustador saber que 42% das vítimas fatais de diarreia e 25% daquelas que tiveram infecções respiratórias poderiam ser evitadas se o simples fato de lavar as mãos várias vezes ao dia fosse um hábito. Estamos falando de se evitar 6 mil mortes de crianças.
É um dos momentos mais o aguardados, pois neste momento podemos exercer o gesto concreto da partilha. É recomendável a participação dos pais tanto no dia da Celebração, como na preparação para ver o que será feito, o que comprar. Para isso é muito importante que todos conheçam a orientação da Pastoral da Criança.
Por isso, incentive os líderes a:
• Preparar alimentação saudável para o lanche, de tal modo que sirva de exemplo a ser seguido em casa.
• Preparar sucos naturais, evitando os refrigerantes e também bolachas.
• E, sobretudo, cuidar para que todos sejam atendidos e se sintam descontraídos e contentes.
• Comemorar os nascimentos e aniversários das crianças e participantes, a recuperação de crianças que estiveram doentes no mês.
• Muitas dicas do Manual de Alimentação e Hortas Caseiras na Pastoral da Criança podem ser aproveitadas para este momento. O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança busca estimular o diálogo e unir as diferentes tradições religiosas em torno do compromisso com a proteção aos direitos e bem-estar das crianças.
Pastoral da Criança celebra o 12 de outubro com muitas crianças
A equipe
da pastoral da Criança do Conj. Manoel Ferreira de Matos em Simão Dias promoveu
uma festa em celebração da vida em comemoração à passagem do Dia das Crianças –
que contou com a participação de mais de 60 crianças cadastradas e não
cadastradas pela Pastoral.
A equipe
da Pastoral agradeceu a todos que colaboraram para realização deste evento tão
especial para as crianças.
Mensagem Final,
Se o Dia da Celebração da Vida for bem feito, a Pastoral da Criança pode ser mais valorizada, aceita cada vez melhor, e pode atrair novos líderes e famílias. A vocês, coordenadores, capacitadores e multiplicadores que ajudam a preparar e organizar o Dia da Celebração da Vida, o nosso reconhecimento e a mensagem final que motiva e serve de exemplo para as comunidades de todos os tempos:
“Eles eram perseverantes em ouvir o
ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na
fração do pão e nas orações”
(At 2,43).
(At 2,43).