sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CELEBRAÇÃO DA VIDA NO CONJ. MANOEL FERREIRA DE MATOS (PASTORAL DA CRIANÇA EM SIMÃO DIAS)

Conforme a Bíblia, qual o sendido de “Celebrar”?

O povo de Deus que saiu da situação de escravidão no Egito e foi conduzido por Javé para a terra prometida, celebrou a sua Páscoa (Ex 12, 1-2. 14); nós também, renascidos em Cristo pelo Batismo em virtude da Nova Páscoa de Jesus, comemoramos na Celebração da Vida, a passagem de situações de morte (desnutrição, doenças, falta de harmonia e de paz) para situações de vida. Por isso é que chamamos de Celebração da Vida a estas nossas reuniões mensais.
E o que quer dizer “Vida” na Bíblia?
“Vida” na Bíblia quer dizer: “viver com”; “viver para”; “estar presente aos outros”, significa “comunhão”. Assim também no dia da Celebração da Vida, estamos juntos e compartilhamos com as famílias orientações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania e também pesamos as crianças. Para aprofundar o sentido bíblico do “Celebrar” leia no Jornal da Pastoral da Criança de Dezembro/2009, o artigo do E agora uma pergunta? • Como está sendo realizada essa atividade nas comunidades do seu Ramo, Setor, Área ou Estado? Esse Dicas quer ser um apoio para que coordenadores, capacitadores e multiplicadores possam ajudar os líderes na realização do Dia da Celebração da Vida. Então, antes de tudo, vamos orientar e apoiar os líderes a fazerem do Dia da Celebração da Vida um dia que vai ao encontro dos anseios das famílias acompanhadas. Para isso é preciso que os líderes tenham claro a importância da família para o desenvolvimento da criança. A família precisa ser valorizada nas suas possibilidades de discutir, refletir e definir sua forma de criar e educar suas crianças.

Acolhida
Receber e acolher a todos e a cada um é o primeiro gesto importante no dia da Celebração da Vida. É preciso sempre saber escutar de fato as famílias, como passaram o mês, se há algum problema, e também partilhar as coisas boas que aconteceram. Muitas mães, pais ou avós, que se sentem sozinhos, precisam sentir que, na Pastoral da Criança, são alguém, estão ligados a um grupo de apoio, são valorizados e amados e que estão juntos para celebrar conquistas, discutir e enfrentar dificuldades
Lavar as Mãos, é  um evento que acontece em diversos países e tem por objetivo ressaltar a importância do ato de lavar as mãos. No Brasil, a Pastoral da Criança também é parceira dessa campanha e incentiva que os seus mais de 223 mil voluntários levem essa informação para as famílias acompanhadas em suas 38 mil comunidades. 


Dados do Unicef, todos os anos mais de 3,5 milhões de crianças, menores de 5 anos, morrem no mundo por causa de doenças como diarreia e infecções respiratórias agudas. É um dado assustador saber que 42% das vítimas fatais de diarreia e 25% daquelas que tiveram infecções respiratórias poderiam ser evitadas se o simples fato de lavar as mãos várias vezes ao dia fosse um hábito. Estamos falando de se evitar 6 mil mortes de crianças.

A confraternização com o lanche


 É um dos momentos mais o aguardados, pois neste momento podemos exercer o gesto concreto da partilha. É recomendável a participação dos pais tanto no dia da Celebração, como na preparação para ver o que será feito, o que comprar. Para isso é muito importante que todos conheçam a orientação da Pastoral da Criança. 
Por isso, incentive os líderes a:
• Preparar alimentação saudável para o lanche, de tal modo que sirva de exemplo a ser seguido em casa.
• Preparar sucos naturais, evitando os refrigerantes e também bolachas.
• E, sobretudo, cuidar para que todos sejam atendidos e se sintam descontraídos e contentes.
• Comemorar os nascimentos e aniversários das crianças e participantes, a recuperação de crianças que estiveram doentes no mês.
• Muitas dicas do Manual de Alimentação e Hortas Caseiras na Pastoral da Criança podem ser aproveitadas para este momento.
E Comemorado em mais de cem países.

O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança busca estimular o diálogo e unir as diferentes tradições religiosas em torno do compromisso com a proteção aos direitos e bem-estar das crianças.




Pastoral da Criança celebra o 12 de outubro com muitas crianças

           A equipe da pastoral da Criança do Conj. Manoel Ferreira de Matos em Simão Dias promoveu uma festa em celebração da vida em comemoração à passagem do Dia das Crianças – que contou com a participação de mais de 60 crianças cadastradas e não cadastradas pela Pastoral.
 O evento foi organizado pelos Lideres Claudia, Edilsom, Jane e Arlene e equipe de apoio da Pastoral da Criança e foi marcado por muita alegria por parte das crianças, que estavam acompanhadas de suas mães.
                                 A equipe da Pastoral agradeceu a todos que colaboraram para realização deste evento tão especial para as crianças.

A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.




Mensagem Final, 
 Se o Dia da Celebração da Vida for bem feito, a Pastoral da Criança pode ser mais valorizada, aceita cada vez melhor, e pode atrair novos líderes e famílias. A vocês, coordenadores, capacitadores e multiplicadores que ajudam a preparar e organizar o Dia da Celebração da Vida, o nosso reconhecimento e a mensagem final que motiva e serve de exemplo para as comunidades de todos os tempos:
·     
  “Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna,   na fração do pão e nas orações”
  (At 2,43).






Nenhum comentário:

Postar um comentário