Quem Somos


Relatório de Cobertura da Pastoral da Criança do Município de Simão Dias/Se.
2010 / 2011

Introdução:

 A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
A Pastoral da Criança tem como foco do seu trabalho as crianças, mas os cuidados com as famílias e comunidades não pode faltar. É como diz a Dra. Zilda Arns Neumann: Se as famílias vão bem, a criança vai bem.
Objetivos:

A Pastoral da criança em Sergipe, como em todo o Brasil é um órgão cujo o objetivo é a ação social  voltada para o atendimento as necessidades fundamentais de crianças, tem como eixo norteador de trabalho o principio da solidariedade. Assim, atua no sentido de incluir a criança fazendo com que a mesma não fique à margem do mundo social.

Desenvolvimento:

O Brasil é um país de grandes contradições. Apesar de seu extenso território, riquezas minerais, matéria-prima e recursos humanos, que o fazem ser a 10ª maior economia mundial em números absolutos, segundo o Banco Mundial, há ainda muita fome, miséria e pobreza no país.
Felizmente, a taxa de pobreza no Brasil atingiu, em 2005, o menor patamar desde que esse indicador começou a ser medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1992. Houve redução também na pobreza extrema. Mas a desigualdade econômica e a injustiça social atingem diariamente um terço da população brasileira1. No Brasil, os 10% mais ricos ficam com 45,8% da renda e os 10% mais pobres ficam com 0,8% da renda.
Essa desigualdade afeta principalmente mulheres e crianças. Quase metade das crianças brasileiras menores de seis anos (48,6%) são pobres. Do total de 19.767.600 crianças nessa faixa etária, 9.607.443 de crianças pertencem a famílias cuja renda é igual ou inferior a dois salários mínimos, de acordo com dados do censo IBGE 2000.
A cada ano, 100 mil crianças menores de cinco anos morrem no Brasil, a maior parte em comunidades pobres, por causas que poderiam ser facilmente prevenidas se as famílias tivessem recebido orientações de saúde, nutrição, educação e cidadania.
Apesar dessa grande desigualdade social, nas últimas décadas houve avanços que podem ser comemorados. De 1990 a 2006, houve uma redução de 65% no número de mortes de crianças com menos de cinco anos de idade.
Reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição continua a ser um desafio, por continuarem a fazer vítimas principalmente nas regiões Norte e Nordeste e nas comunidades indígenas e quilombolas. Mas em todas as regiões do Brasil problemas como a anemia e o sobre peso estão atingindo crianças de todas as classes sociais.

Aonde Atuamos:
  A Pastoral da Criança está presente em todos os estados do Brasil, em 4.066 municípios e 42.314.
Comunidades.                                                                                                        
  Em  Sergipe Pastoral da Criança atuou em 75 municípios e acompanha 21.052 Crianças e 1.259 Gestantes.   
                                                                                                                                                                                                                             
  Na Região Centro Sul tem 18 Municípios, e 48.422 crianças pobres.

 Já na Diocese de Estância a Pastoral atua em 16 Municípios e acompanha 4.785 Crianças pobres (menos de 9%) e 255 Gestantes.

  No Município de Simão Dias tem aproximadamente 45 povoados e 4.016 Crianças pobres.

·         E a Pastoral da Criança atualmente acompanha :

  • 1.      14 Comunidades e
  • 2.      509 Famílias,
  • 3.      604 Crianças (13% das Crianças do Município entre 0 a 6 Anos)     
  • 4.      53 Gestantes .

·         Comunidades:

1.      Conj. Manoel Ferreira Matos (Mutirão)
2.      Conj. Rivalda Matos,
3.      Conj. José Neves da Costa
4.      Conj. Belita,
5.      Conj. Jose Fraga Matos
6.      Conj. Centenário
7.      Bonfim de Baixo
8.      Subúrbio do Bonfim
9.      Pov. Sitio Alto (I e II)
10.  Col. Gov. Valadares
11.  Pov. Salobra,
12.  Pov. Mata do Peru  
13.  Pov. Laranjeiras.  
14.  Assemtamento Maria Bonita
 
                   A principal meta da Pastoral é alcançar  50% das crianças pobres do Município.

   A Pastoral da Criança também participa do Concelho de Alimentação do Município: Alimentação e um direito de todos!

  Pastoral da Criança Apoia à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 047/2003), que inclui a alimentação entre os direitos sociais estabelecidos no Artigo 6º da Constituição. Esse é o objetivo da campanha Alimentação: direito de todos, organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com apoio de entidades públicas e da sociedade civil.