sábado, 16 de março de 2013

Qual é o dia da mulher?



Qual é o dia da mulher? Celebramos em oito de março o dia da mulher, porque recordamos às operárias que em 1857 morreram assassinadas em Nova York, por reivindicarem melhores condições de salário e trabalho. Mas nossa homenagem não pode limitar-se a recordar uma tragédia. Devemos entender que a melhor homenagem é continuar a luta.
 Temos que reivindicar e apoiar a luta de todas as mulheres, por sua liberdade, melhores condições de trabalho, salários dignos e, sobretudo, pelos seus direitos.
Se quisermos continuar celebrando oito de março como o Dia da Mulher, devemos celebrar este dia como o Dia da Mulher, da mulher que luta pelo reconhecimento de seus direitos e por melhores condições de vida para toda sua família.
A mulher já foi muito discriminada tanto legal quanto socialmente no trabalho ao longo dos séculos, sendo oprimida não só como trabalhadora, mas também como mulher e mãe.
 Em cada país surgem leis de proteção para o trabalho, segurança para as mães e os seus filhos e direitos políticos. No Dia da Mulher as mulheres devem se organizar e manifestarem-se contra a opressão e reivindicar a efetivação dos direitos assegurados a todos os cidadãos.
A comemoração do Dia Internacional da Mulher tem sido importante para a divulgação das questões de gênero e sensibilização de políticos para a situação da mulher no Brasil.
Mesmo com muitos avanços, no momento, a preocupação maior é quanto à violência contra a mulher, inclusive a violência doméstica, em 2001, perto de 6,8 milhões de mulheres  sofreram  algum tipo de violência (pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo ).
As mulheres têm conquistado, mesmo que lentamente, direitos e deveres sociais que precisam ser preservados.
O movimento de mulheres inicialmente foi silencioso e sutil. Mas a indignação das mulheres as fortaleceu para continuar em busca do reconhecimento de sua igualdade e mais tarde para a importância de se voltar o olhar para as diferenças entre os sexos de forma democrática.
Mas quem são estas Mulheres? Elas são costureiras, médicas, professoras agricultoras, cozinheiras,  enfermeiras, empregadas domésticas e voluntárias.
Mas entre estas mulheres, quem são as voluntárias que doam uma parte do seu tempo para apoiar outras mulheres?
São mulheres comprometidas com as causas sociais e políticas, algumas destas muitas vezes pobres e com pouca escolaridade, mas isso não as impede de dedicarem seu amor a outras mulheres, de reivindicarem direitos e orientarem as famílias, que lutam junto com elas por melhores condições de vida, como as nossas líderes da Pastoral da Criança.
Líder, você faz parte da luta das mulheres e o seu trabalho desenvolvido nas comunidades, acompanhando as famílias, orientado mães e gestantes, fortalece a luta que é de todas as mulheres, principalmente no reconhecimento dos direitos, incentivando a organização das comunidades e a participação de todos na construção de um mundo mais justo e fraterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário