quinta-feira, 11 de julho de 2013

Projeto de Vigilância Nutricional terá apoio da Secretaria de Saúde do DF

Vania Lúcia Leite, Marcia Moscatelli de Almeida, Elizete Alves Neta Pereira, Rosalina Aratani Sudo, Jussara Pereira, Gildete Andrade SoaresA Secretaria de Saúde do Distrito Federal, através da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS-DF), confirmou parceria para colaborar com a Pastoral da Criança no desenvolvimento do projeto de Vigilância Nutricional – IMC/Idade nas comunidades acompanhadas do Distrito Federal. 


A cooperação foi oficializada em encontro entre Rosalina Aratani Sudo (SAPS-DF), a coordenadora da Pastoral da Criança-DF, Gildete Andrade Soares, e a nutricionista Márcia Moscatelli Almeida.

Pela parceria, os profissionais da saúde da SAPS-DF (enfermeiros, nutricionistas e técnicos em enfermagem) participarão das Celebrações da Vida, ocasião em que será obtido o Índice de Massa Corporal – IMC das crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança. Eles ajudarão na utilização do estadiômetro (aparelho usado para medir a altura da criança) e também na orientação das mães e responsáveis pelas crianças que necessitam de mais atenção (desnutridos, sobrepeso e obesos).

A Pastoral da Criança, em contrapartida, oferecerá o programa do IMC  às Unidades de Saúde, onde seus profissionais poderão obter os diagnósticos na hora e formarem um banco de dados das crianças cadastradas.

“A representante da SAPS, Rosalina Sudo, demonstrou grande interesse pelo projeto e na estratégia de uma atuação conjunta”, disse Márcia Almeida, ao lembrar que a Pastoral da Criança atua de forma preventiva, levando orientações para as famílias, enquanto as Unidades de Saúde atendem as crianças que buscam atendimento ou tratamento para a saúde.

Estudos mostram que a obesidade infantil expõe as crianças a um maior risco de pressão alta, colesterol elevado, diabetes e problemas cardiovasculares. A nova metodologia do projeto de Vigilância Nutricional – IMC/Idade possibilita a melhoria dos padrões adotados para a determinação do diagnóstico nutricional das crianças e, assim, atuar na prevenção da desnutrição, sobrepeso e a obesidade infantil.

Diferente da avaliação tradicional (verificação do peso e idade), o projeto de vigilância nutricional prevê que, a cada três meses (no Dia da Celebração da Vida) o estado nutricional das crianças será avaliado através do IMC obtido na relação entre peso e altura da criança. Com o IMC, pais e responsáveis serão orientados sobre alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física ou encaminhamento à unidade de saúde. As cartelas produzidas pela Pastoral da Criança ajudarão os pais na aplicação das orientações recebidas no Dia da Celebração da Vida.

Capacitação no projeto de Vigilância Nutricional
Multiplicadora do projeto de Vigilância Nutricional, Márcia Almeida realizou capacitação para quatro ramos do setor  de Taguatinga, no Distrito Federal, formando 18 capacitadores.  Através da formação contínua, os líderes comunitários receberam as novas orientações sobre o IMC e poderão planejar o cronograma de Celebrações da Vida de acordo com a nova metodologia e com a cooperação dos profissionais de saúde cedidos pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário