sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dra. Zilda Arns (Menção Especial)

Zilda Arns foi médica pediatra e sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa e de órgãos de Ação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A Dra Zilda Arns sempre lutou pelo engajamento da classe médica e de profissionais de saúde para o avanço da universalização do saneamento básico. “Os médicos e outros profissionais devem se engajar nessa luta, porque têm recaído sobre seus ombros as consequências da falta de saneamento. Metade das crianças maiores de 6 anos no Brasil tem certo grau de anemia devido à má alimentação, mas também decorrente de verminoses, diarreias e outras doenças provenientes da falta de saneamento. As escolas também podem se engajar. Deveríamos ter mais aulas sobre questões de água, esgoto, saneamento ambiental, porque as crianças quando aprendem passam conhecimento aos pais e familiares”.
A Dra Zilda Arns foi uma das vítimas do terremoto que atingiu o Haiti em 12 de Janeiro de 2010. Ela ministrava palestra para lideranças religiosas momentos antes de o primeiro terremoto atingir a capital do país. A médica sanitarista deixa como legado uma história de luta para reduzir a mortalidade das crianças no Brasil. A Pastoral estima que cerca de 2 milhões de crianças e mais de 80 mil gestantes sejam acompanhadas todos os meses pela entidade em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.
Dra. Zilda Arns recebeu condecorações como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinente de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina. Dra. Zilda é Cidadã Honorária de 10 Estados e 35 municípios; e foi homenageada por diversas outras Instituições, Universidades, Governos e Empresas. Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário