terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal de Dom Aldo Di Cillo Pagotto,



Natal significa que o Filho de Deus de tal modo amou o mundo que foi enviado pelo Pai para revelar este Pai, para nos dar como Pai nosso, o seu próprio Pai, que é deus. Então, nós somos em Jesus Cristo irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai. Através de seu filho Jesus Cristo somos absolutamente recolhidos, acolhidos neste amor do Pai. O Natal, pois, vem a ser a encarnação de Jesus Cristo, que se faz um de nós para que nós sejamos verdadeiramente filhos e filhas de Deus. Por isso que Nosso Senhor fala: “Eu vim para que todos tenham vida”, mas não é qualquer vida. É a vida plena. É a vida eterna. É a vida de comunhão com Deus e uns com os outros. Este é o significado maior do natal. Deus está conosco, Emanuel, Jesus. Ele está no meio de nós.
O verdadeiro sentido do Natal está na família, na união, no amor. Na alegria e nas provações, nos momentos mais prósperos e nos momentos de grandes agruras, dificuldades, doenças, falta de trabalho, falta de dinheiro, falta de saúde. Nas horas de provações, nas horas de aperreios em que nós estejamos, porém, unidos de coração. Portanto, o sentido do Natal é Nosso Senhor que vem até a humanidade, nos recuperar, resgatar das misérias, das fraquezas, das guerras, dos ódios, das divisões, das separações. Então, na medida que nós fazemos parte das soluções, nós estamos dando o sentido verdadeiro do Natal.
Minhas mensagem de Natal está no Evangelho de Jesus. Se nós percebermos bem, no Evangelho se fala muito pouco sobre a encarnação de Jesus Cristo e o modo como ele nasceu. E há uma frase, um comentário que diz tudo. É uma frase única, simples: “Não havia lugar para eles”. Ou seja, não havia lugar para os esposos, José, Maria. Jesus foi nascer então numa estrebaria de animais, numa espécie de arranjo de pedras onde os animais se abrigavam para suportar o frio intenso que faz naquela região nessa época. Mas o sentido do Natal vem nesse acolhimento do Senhor e um acolhimento recíproco, uns para os outros. Vamos superar esse “não há lugar”, “não há espaço”, “não há oportunidade para você”. Vamos superar essa negação. Essa coisa terrível de se sentir excluído, de se sentir não amado, de se sentir à margem, de se sentir uma bolha, de se sentir completamente sem condições de você participar do banquete da vida. Então, o sentido do Natal vai se expandir, assim como o Evangelho fala pouco do Natal em si, mas fala do Natal permanente durante toda a vida de Jesus, porque Natal significa nascimento. Então, você vai nascer, fazer nascer nos corações alegria, entusiasmo, amor, verdade, solidariedade, fraternidade, você vai reagir, você vai semear, você vai cultivar, você vai plantar sementes que vão frutificar. Este é o sentido do Natal em família, o sentido da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa que ama, protege, defende, expande a vida para todos.
Eu desejo em nome de toda Pastoral da Criança, interpretando os corações sinceros que buscam a vontade de Deus, um Santo e Feliz Natal e Ano Bom para todos, com um beijo forte no coração.

Dom Aldo Di Cillo Pagotto 
Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário