quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Retiro Espiritual da Pastoral da Criança do Ramo Senhora Sant’Ana, Simão Dias, Setor: Diocese de Estância/Se. Dia 09 de Dezembro de 2012, com a Participação da Coordenadora do Ramo, Irmã Josefa.



Retiro espiritual para coordenadores, líderes e equipe de apoios da Pastoral da Criança.
Tema:  A  Pastoral  da  Criança  e  o  Ano  da  Fé.  “Ide  pelo  mundo  inteiro !  Mc 16,15”.
Refletimos sobre o Ano da Fé no Brasil. Mas qual é o sentido do Ano da Fé? A fé ainda tem espaço em nossa vida, em nossa família, em nossa comunidade, no mundo? Deus ainda tem lugar significativo em nossa vida? No mundo de hoje, onde vocês caminham, como vocês percebem que o nosso povo vivencia a fé?
Eu, como líder, coordenador, o que eu faço enquanto Pastoral da Criança para que a fé dê sentido à minha missão?
É na caridade, na alegria, no entusiasmo e na felicidade da vivência de nossa fé que iremos permear o mundo da esperança e do amor cristão.
Para nós cristãos, a fé tem um endereço certo e bem preciso: crer em Jesus, o enviado do Pai e que cumprida a sua missão nos comunica o Espírito Santo para continuarmos a mesma missão de Jesus.
Cristo não é indiferente aos assuntos do mundo. O sofrimento e a dor que assolam a humanidade devem nos levar à compaixão como Jesus, o Bom Samaritano. É com o amor de Deus que amamos o mundo.
Podemos, então, dizer que a fé é uma adesão pessoal a Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo e, ao mesmo tempo, a tudo o que nos revela. Deus se revela como nosso Pai e nos mostra o caminho que devemos trilhar para chegar a Ele: amar a Ele e ao nosso irmão.
é a nossa fé que dá sentido a nossa missão Pastoral? Nós nos preocupamos muito com as situações que encontramos nas famílias que acompanhamos. Isto nos angustia, porque estas gestantes e crianças são filhas de Deus e estão no coração de Deus.
Nós, líderes da Pastoral da Criança, encontramos o Senhor em cada casa que entramos. Encontramos o Senhor em cada gestante que animamos para que se prepare bem para o parto e para a amamentação. Encontramos o Senhor naquela gestante que não quer ver nascer o seu filho ou que, depois de nascido, quer dá-lo a outros para que o criem. Encontramos o Senhor em cada criança que acompanhamos no seu desenvolvimento para que cresça saudável e feliz.
 Quem nos direcionou neste retiro foi, Lorinha e  Sandra da comunidade Triunfo  e a nossa Coordenadora de Ramo, Irmã Josefa e tambem tivemos a participação de  Pe. Humberto vigario paroquial da Paroquia de Senhora Sant’Ana.
O Retiro Espiritual encerrou com a missa celebrada pelo Pe. Humberto, que falou palavras de incentivo para todos nós. Saímos deste retiro renovados na caridade, na alegria, no entusiasmo e na felicidade da vivência de nossa fé que iremos permear o mundo da esperança e do amor cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário